A matéria “Maria de Todas as Dores: Algumas formas de violência contra as mulheres no Brasil”, produzida pelo jornalista Claudio Costa Rosa, ficou em segundo lugar na categoria Reportagens Jornalísticas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos em 2016. Neste ano, será promovida a 6ª edição do Prêmio. As inscrições serão abertas em 7 de agosto.
“A minha carreira teve um crescimento gigantesco após a premiação. Fiquei muito lisonjeado pelo fato de chegar na final de um prêmio tão concorrido, um dos mais importantes de direitos humanos da América latina. Foi um privilegiado ter feito parte desta homenagem a juíza Patricia Acioli, uma mulher que teve uma linda história de serviços prestados ao nosso Estado”, disse Claudio Rosa.
Em uma reportagem de cinco capítulos, a Rádio Roquette Pinto ouviu as histórias dolorosas de mulheres que foram vítimas de estupro, violência doméstica, e que tiveram filhos assassinados e desaparecidos.
A matéria destacou que as mulheres sofrem muitas formas de violência sexual, moral, patrimonial, psíquica e psicológica. São evidenciados casos em que, agredidas e humilhadas, elas tentam fazer do luto a bandeira de luta e resistência.