A Comissão Organizadora atualizou o regulamento do 13º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. As inscrições estão abertas até 31 de julho em quatro categorias: Trabalhos dos Magistrados, Trabalhos Acadêmicos, Práticas Humanísticas e Reportagens Jornalísticas.
Os trabalhos devem ser enviados pelo site
A solenidade de premiação acontecerá em 7 de novembro, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Criado em 2012, o Prêmio celebra a memória da juíza Patrícia Acioli, assassinada por policiais militares em 2011, quando era titular da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo. A premiação tem o objetivo de identificar, disseminar, estimular e homenagear as ações em defesa dos direitos humanos, dando visibilidade a práticas e trabalhos na área.
O Prêmio tem apoio do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Os patrocinadores são a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Multiplan, a Prefeitura do Rio e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).
No ano passado, o Prêmio bateu o recorde histórico de inscrições, com 371 trabalhos. Confira aqui os trabalhos laureados em 2023.