Loading

Assembleia-geral da ONU confirma Bachelet como alta comissária de direitos humanos

  • Home
  • Notícias
  • Assembleia-geral da ONU confirma Bachelet como alta comissária de direitos humanos

*G1

Michelle Bachelet, durante evento em janeiro de 2018 (Foto: Yamil Lage/AFP)

A assembleia-geral da ONU confirmou nesta sexta-feira (10) Michelle Bachelet, que foi duas vezes presidente do Chile, como alta comissária de direitos humanos.

O secretário-geral António Guterres nomeou Bachelet na quarta-feira (8) para substituir o jordaniano Zeid Ra-ad Al Hussein. A nomeação precisava ser confirmada pela assembleia.

Leia também: Brasil é o 5º país onde as mulheres mais sofrem agressões domésticas
Toffoli diz que Judiciário precisa atuar para evitar ‘esmagamento’ de minorias
TV Globo e G1 destacam lançamento do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli

Ela assumirá um cargo que foi alvo de muita polêmica durante a gestão de Zeid, duro crítico do presidente americano, Donald Trump. Após quatro anos no cargo, Zeid decidiu que não se candidataria a um segundo mandato após perder o apoio de países poderosos, como a China e a Rússia, além dos Estados Unidos.

Zeid à imprensa na semana passada, enquanto se preparava para deixar o cargo, em 31 de agosto, que, “no atual contexto geopolítico”, permanecer no posto “implicaria se ajoelhar em súplica”. “O silêncio não gera nenhum respeito”, declarou.

Torturada

Filha de um militar que se opôs à deposição do presidente socialista Salvador Allende, assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet, Bachelet foi presa e torturada em 1975, antes de partir para o exílio, primeiro na Austrália e depois na antiga Alemanha oriental.

Pediatra de profissão e especialista em saúde pública, após o retorno da democracia ao Chile, em 1990, a socialista Bachelet foi ministra da Saúde, da Defesa e duas vezes presidente, até deixar a presidência em março de 2018.

Bachelet já trabalhou antes na ONU: em 2010, foi a primeira diretora da ONU Mulheres, agência da organização que promove a igualdade de gênero, e ocupou o cargo por três anos.

No ano passado, Guterres a nomeou integrante de um grupo de alto nível sobre mediação na ONU, que o aconselha sobre os esforços de paz da organização.

Este ano, Bachelet deixou a presidência do Chile com popularidade em torno de 40%. Durante sua última gestão, implantou um ambicioso programa que incluiu uma reforma da educação, das leis trabalhistas e tributárias. Mas também enfrentou um escândalo de corrupção, protagonizado por seu filho mais velho e sua nora, condenada recentemente por fraude fiscal.

Este mês, lançou no Chile sua nova fundação, a Horizonte Ciudadano, que busca promover os objetivos de desenvolvimento sustentável fixados pela ONU para 2030.