Loading

Assassinatos caem 24% no 1º trimestre do ano no Brasil

  • Home
  • Notícias
  • Assassinatos caem 24% no 1º trimestre do ano no Brasil

*Fonte: G1

Ônibus incendiado em Fortaleza em janeiro; o estado sofreu uma série de ataques de facções no início deste ano — Foto: José Leomar/SVM

O Brasil registrou queda de 24% nas mortes violentas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 Estados e do Distrito Federal. O levantamento integra o Monitor da Violência, parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O resultado mostra que o país teve 3,2 mil mortes violentas a menos em janeiro, fevereiro e março deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2018. O número de assassinatos, porém, continua alto.

Leia também: Operação deixa oito mortos no conjunto de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio
Seis vítimas de feminicídio por mês, revela ISP

A tendência de queda nos homicídios do país, nos dois primeiros meses do ano, apresentaram redução de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. 

De acordo com o novo levantamento, houve 10.324 mortes violentas no primeiro trimestre deste ano. Apenas o Paraná não informa os dados deste intervalo de tempo. Já no mesmo período de 2018, houve 13.552 assassinatos — também desconsiderando o Paraná, para que seja feita a comparação.

O governo do Paraná informa que os números de janeiro, fevereiro e março ainda estão sendo tabulados, para posterior divulgação.

Os dados apontam que:

  • houve 3.228 mortes a menos no 1º trimestre de 2019
  • todos os Estados apresentaram redução de assassinatos no 1º trimestre
  • quatro Estados tiveram quedas superiores a 30%: Ceará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Norte
  • em números absolutos, o Estado com a maior redução foi o Ceará, com 691 vítimas a menos