O Brasil registrou queda de 24% nas mortes violentas no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 Estados e do Distrito Federal. O levantamento integra o Monitor da Violência, parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O resultado mostra que o país teve 3,2 mil mortes violentas a menos em janeiro, fevereiro e março deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2018. O número de assassinatos, porém, continua alto.
A tendência de queda nos homicídios do país, nos dois primeiros meses do ano, apresentaram redução de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o novo levantamento, houve 10.324 mortes violentas no primeiro trimestre deste ano. Apenas o Paraná não informa os dados deste intervalo de tempo. Já no mesmo período de 2018, houve 13.552 assassinatos — também desconsiderando o Paraná, para que seja feita a comparação.
O governo do Paraná informa que os números de janeiro, fevereiro e março ainda estão sendo tabulados, para posterior divulgação.
Os dados apontam que:
- houve
3.228 mortes a menos no 1º trimestre de 2019 todos os Estados apresentaramredução de assassinatos no 1º trimestre- quatro Estados tiveram quedas
superiores a 30% : Ceará, Amapá, Sergipe e Rio Grande do Norte - em números absolutos, o Estado com a maior redução foi o
Ceará , com 691 vítimas a menos