A cidade de Nova York lançou, neste mês de outubro, uma campanha publicitária sem precedentes para ajudar as meninas a se sentirem bem com seus corpos.
A campanha, a primeira do tipo nos Estados Unidos, é dirigida a meninas de 7 a 12 anos preocupadas com sua aparência física cada vez mais cedo, segundo a prefeitura.
Mais de 80% destas jovens americanas de 10 anos temem ser gordas na escola e entre 40% e 70% delas não estão contentes com duas ou mais partes do seu corpo, conforme diversos estudos a respeito.
A campanha mostra 15 meninas sorridentes e normais que representam a diversidade nova-iorquina: brancas, hispânicas, afro-americanas e asiáticas. Elas jogam basquete ou xadrez, outras aparecem correndo ou com um livro nas mãos.
É sério o problema da auto-imagem nos Estados Unidos o que acarreta problemas de auto-estima, entre outros, a muitas crianças e jovens.
Táxis de Nova York, equipados com monitores, levam um vídeo poderá ser assistido em duas semanas projeto As meninas de Nova York.
Durante o lançamento da campanha, o prefeito Michael Bloomberg comentou que “Nova York é uma das cidades mais diversas do país, com mulheres fortes que vencem em todos os setores. No entanto, as meninas, cada vez mais jovens,
lutam contra o problema de sua própria imagem. Isso tem consequências importantes na saúde pública: problemas alimentares, de assédio, abuso de álcool, obesidade e relações sexuais precoces”, acrescentou.
Embora 63% das crianças reconhece que a imagem feminina projetada pelo mundo da moda não é realista, 60% dizem que comparam seu corpo ao das modelos e 48% queriam ser igualmente magras.
Cerca de um terço (31%) se alimenta mal ou se nega a comer para emagrecer, de acordo com a prefeitura de Nova York.
A campanha tem uma duração prevista de quatro semanas nos ônibus e cabines telefônicas e oito semanas no metrô.
Além disso, será lançado um programa-piloto para melhorar a auto-estima das meninas em meia dúzia de escolas mediante atividades extracurriculares em mais de 75 estabelecimentos.