Um bilhão de pessoas nos países emergentes se somarão à internet em 2015, o que iniciará uma nova era com mudanças significativas em todas as áreas, na qual a América Latina pode ser uma das grandes beneficiadas.
A notícia partiu dos participantes do encontro The Next Billion ( O Próximo Bilhão), organizado pelo Google no México.
O encontro reuniu jornalistas da Ameerica latina de fala espanhola, economistas, empresários e docentes.
Globalmente, a América Latina foi a região onde mais cresceu a penetração da internet no último ano (12%). Em março de 2013 tinha chegado a mais de 147 milhões de usuários conectados, segundo estatísticas mencionadas durante o evento.
Os Jetsons
Durante o encontro, a diretora regional do Google para a América Latina, Adriana Noreña, ressaltou que muitas das inovações imaginadas pelos roteiristas do desenho animado dos anos 60, “Os Jetsons” já são uma realidade, embora a história transcorresse em 2062.
Cada vez estamos mais perto do sonho de “um mundo completamente comunicado”, considerou Adriana.
Atualmente há mais de dois bilhões de usuários de internet no mundo e metade deles está nos países em desenvolvimento, onde o crescimento da penetração de internet é maior que nos países desenvolvidos, segundo um relatório da McKinsey & Company.
No entanto, 64% da população do mundo em desenvolvimento ainda não está conectada, em grande parte devido a dois “tetos de vidro”, que são os déficit em infraestruturas tecnológicas e em educação.
A exclusão digital existe, mas se estreita, e há iniciativas para fazer chegar as vantagens de internet inclusive aos que não estão conectados.
O impacto da economia digital já é visível em toda a América Latina.
No Brasil, Argentina e México já representa de 2% a 2,5% de seus respectivos PIBs (Produto Interno Bruto), segundo Nelson Mattos, vice-presidente de produto e engenharia para mercados emergentes.
Na Argentina o setor digital já supera o de restaurantes e hotéis e no Brasil o da mineração.
Mattos destacou que as companhias que mais estão usando as alavancas tecnológicas na América Latina são as pequenas e médias empresas, que são as grandes impulsoras das economias desses países.
As pequenas e médias empresas representam 99% do total de empresas latino-americanas e delas dependem 67% dos postos de trabalho, segundo estudos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).
As pequenas e médias empresas que investiram 30% de seu orçamento em tecnologias online viram crescer suas receitas 9 vezes mais rápido que aquelas companhias que investem menos de 10%, segundo um estudo da McKinsey & Co e do The Boston Consulting Group mencionado por Mattos.
O diretor do Google destacou também que 73% dos usuários de internet no mundo não têm o inglês como primeira língua.