Um ano após conquistar o primeiro lugar na categoria “Trabalhos Acadêmicos” da 2ª Edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, o estudante de Direito Daniel Thomazelli relembra a experiência de ter o reconhecimento do seu primeiro trabalho acadêmico. “Quando eu recebi a ligação dizendo que era um dos vencedores, foi uma surpresa muito agradável. Esse resultado teve uma boa aceitação dentro do âmbito da minha universidade, e, de certa forma, estimulou a pesquisa e o estudo dentro da área dos direitos humanos, entre os meus colegas e professores”, exalta Thomazelli.
Sob o tema “Os direitos humanos da criança e do adolescente nas categorias de base dos times de futebol do Rio de Janeiro”, Daniel explica que buscou chamar a atenção para as deficiências no tratamento desses jovens atletas em alguns clubes do Estado. “Quis ver na prática como e se os direitos estavam sendo respeitados. Se os clubes tinham a preocupação de seguir tanto as normas internacionais e nacionais da criança e do adolescente”, comenta o estudante. De acordo com ele, após fazer uma pesquisa empírica com atletas, constatou que a maioria dos clubes não atendia à determinadas especificações da legislação vigente.
Daniel diz que a vontade de escrever sobre o tema surgiu na infância, quando tentava ser um jogador de futebol. “Passei a minha adolescência jogando em alguns clubes, conhecendo e vivendo a realidade de perto, e sempre tive vontade de um dia, ao entrar na área acadêmica – em uma faculdade de Direito – poder pesquisar o tema e entender o caráter jurídico. Porque vivenciando ali na prática, eu sabia que como era não poderia ser”, explica.
Além de concretizar um desejo de infância, Daniel acredita que pôde contribuir de alguma forma para divulgar, e combater essa realidade nas categorias de base do futebol fluminense. Segundo ele, o trabalho trouxe frutos no meio acadêmico, para a pesquisa de direitos humanos relacionada ao tema.
Mais informações sobre a 3ª Edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos em www.www2.amaerj.org.br/premio