Após muita polêmica, acusações, estranhamento entre países e chefes de Estado, o responsável por ter vazado vários documentos secretos da inteligência norte-americana está de casa e emprego novos.
Edward Snowden, atualmente vivendo na Rússia como asilado político, vai trabalhar como analista de suporte de um “grande ” site russo.
A informação foi divulgada pelo advogado do americano, Anatoly Kucherena em entrevista a “RIA Novosti” (agência de notícias russa).
Kucherena contou que Snowden começa a trabalhar na sexta-feira (1º).
O advogado não revelou o nome da empresa que contratou Snowden. Apenas contou que se trata de “um grande site russo”.
Snowden, 30, recebeu asilo político na Rússia em agosto, após ter ficado mais de um mês no aeroporto de Moscou, vindo de Hong Kong.
O local exato onde o americano vive permanece um segredo.
O ex-técnico da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA) enfrenta acusações de espionagem nos Estados Unidos por ter revelado o esquema de vigilância em massa da NSA.
A concessão de asilo a Snowden causou um atrito diplomático entre os Estados Unidos e a Rússia, já que Washington desejava que ele fosse repatriado para ser julgado por traição.
O asilo, concedido no começo de agosto, poderá ser renovado anualmente.
O presidente russo, Vladimir Putin – ex-espião da KGB – disse, repetidamente, antes da concessão do asilo, que a Rússia só acolheria Snowden se ele parasse de fazer revelações nocivas aos Estados Unidos.
De acordo com o presidente Putin, o governo dos Estados Unidos não garante os direitos e liberdades que exige de outros países.
O presidente russo nega que os seus serviços de inteligência tenham tentado arrancar informações de Snowden, e o advogado Kucherena disse que Sonwden leva uma vida “relativamente normal, diante das circunstâncias”.