Loading

Minas Gerais: pessoas com deficiência reclamam de agressões e maus-tratos

  • Home
  • Notícias
  • Minas Gerais: pessoas com deficiência reclamam de agressões e maus-tratos

Nos primeiros oito meses de 2013 o número de denúncias de crimes cometidos contra pessoas com deficiência registrou um aumento de 81,3%  em relação ao mesmo período do ano de 2012.

O levantamento é do Disque Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais.

As reclamações saltaram de 75, nos oito primeiros meses de 2012, para 136 em igual período deste ano, ultrapassando todos os 129 casos registrados no ano passado.

Das 136 denúncias recebidas, 89 foram agressões e maus-tratos que, na maioria das vezes, ocorre dentro de casa, segundo a coordenadora especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência da Sedese.

Ana Lúcia de Oliveira, afirma que o desafio de combater este tipo de violência é grande, pois “na maioria das vezes, os familiares trancam essas pessoas com deficiência em casa, não prestam cuidados básicos e as excluem da sociedade”.

O Minas Inclui foi lançado em junho deste ano e é um Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que conta com a participação de 18 órgãos do governo de Minas.

Segundo Cássio Soares, secretário de Desenvolvimento Social, a expectativa é expandir as ações.

“Cerca de R$ 500 milhões serão investidos até 2015 para ampliar, favorecer e fortalecer a inclusão social e a proteção dos direitos humanos das pessoas com deficiência”.

O Censo 2010 (IBGE), aponta: 23,92% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. Em Minas, esse segmento representa 22,62% .