Loading

Autoridades dos Três Poderes estarão na abertura do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli

  • Home
  • Clipping
  • Autoridades dos Três Poderes estarão na abertura do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli

 

Os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo estarão representados na cerimônia de lançamento do 4º Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na segunda-feira (10), às 19 horas. Confirmaram presença o presidente do TJ-RJ, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; o chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola; o presidente da Alerj, Jorge Picciani; o vice-prefeito e secretário de Direitos Humanos do Rio, Adilson Pires; a primeira-dama do estado e presidente da ONG RioSolidário Maria Lúcia Horta Jardim; a secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Cosentino; o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz; o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira; o defensor público-geral, André Castro; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; os deputados federais, Alessandro Molon, Benedita da Silva, Chico Alencar, Indio da Costa, Otavio Leite e Rosangela Gomes; os deputados estaduais Marcelo Freixo, Martha Rocha, Rosangela Zeidan, Tio Carlos, Tia Ju e Zaqueu Teixeira; os vereadores Leonel Brizola Neto, Reimont e Diego São Paio (São Gonçalo); o presidente da Amatra-1, Paulo Périssé; e o o presidente da Ajuferjes, Wilson Witzel.

Cópia de IMG_3956

O lançamento será promovido às 19 horas com o tema “Construindo Cidadania”. O evento será aberto ao público, no Auditório da Escola da Magistratura. Neste ano, as categorias são “Práticas Humanísticas”, “Trabalhos Acadêmicos” e “Reportagens Jornalísticas”. Serão distribuídos, no total, 90 mil reais para os vencedores e troféus estilizados com a imagem da magistrada homenageada. As inscrições deverão ser realizadas através do site www.www2.amaerj.org.br/premio.

“A Constituição garante a todos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à segurança. O objetivo do Prêmio é justamente defender que esses direitos sejam respeitados. O evento mostrará a união de diversos setores da sociedade em prol dos direitos humanos. Será o pontapé inicial da 4ª edição do Prêmio Patrícia Acioli. É nesse encontro de celebração da vida, a partir deste gesto de cidadania, que o Prêmio e a memória de nossa nobre colega se inserem”, afirma o presidente da Amaerj, juiz Rossidélio Lopes.

No evento, os direitos humanos e a cidadania também serão aclamados em um espetáculo musical que reunirá a Banca Urca Bossa Jazz – com participação do desembargador Wagner Cinelli, a Orquestra Sopros AfroReggae, o Grupo Makala e Dança e a Orquestra de Percussão Municipal Amaral Peixoto. A cerimônia será realizada no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim (Emerj), que fica na Av. Erasmo Braga, 115 – 4º andar, Centro do Rio de Janeiro.

Premio camisa

pezão

Cerimônia de encerramento

A solenidade de premiação acontecerá no Theatro Municipal do Rio, em 16 de novembro, às 19 horas. Os ministros Ricardo Lewandowski, presidente do STF, José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Pepe Vargas, de Direitos Humanos, e o governador Luiz Fernando Pezão confirmaram presença na cerimônia.

Criado em 2012, pela Amaerj, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. O Prêmio tem um caráter plural. É aberto à sociedade, estudantes e profissionais de todas as áreas, sem restrições.

4ª Edição

Lançamento: 10 de agosto, às 19 horas – Auditório da Emerj

Fim das inscrições: 29 de outubro

Cerimônia de premiação: 16 de novembro, às 19 horas – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

Veículos de imprensa deverão se cadastrar pelo e-mail diego@www2.amaerj.org.br para obter a liberação dos equipamentos.

Xuxa premio